Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vem aí o Seminário Nacional de Serviço Social e a Questão Urbana

Entre as deliberações do 39º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado em Florianópolis (SC) em 2010, a proposta número 15 do eixo Seguridade Social apontava a necessidade de fortalecer as lutas pelo direito à cidade, nas dimensões urbana e rural. E um dos indicativos foi o de realizar debates no âmbito do Conjunto CFESS-CRESS sobre o Serviço Social e o direito à cidade em suas dimensões ética, política e social, e sua transversalidade nas políticas púbicas e na garantia dos direitos humanos.


Por esse motivo, nos dias 28 e 29 de outubro, São Paulo (capital), uma das cidades mais populosas do mundo, receberá o seminário nacional "Serviço Social e a Questão Urbana no Capitalismo Contemporâneo". O evento, organizado pelo CFESS em parceria com os CRESS representando as cinco regiões do país, vai discutir a questão urbana e a inserção do/a assistente social neste debate. Cerca de 900 pessoas entre assistentes sociais, estudantes e profissionais de outras áreas garantiram participação no evento.

Sobre as inscrições e transmissão online
As inscrições, gratuitas, estão encerradas e não haverá lista de espera. A última etapa para inscrição aconteceu no dia 18/10 e em menos de uma hora, as vagas remanescentes foram preenchidas.

Mas para socializar o debate e garantir que mais pessoas tenha acesso ao seu conteúdo, o evento será transmitido ao vivo pela internet. Nos dias 28 e 29/10, o CFESS disponibilizará um link de transmissão do Seminário NO DIA DO EVENTO. Atenção: a certificação será fornecida somente aos/às participantes presenciais.

Listas de inscritos/as (atualizada em 25/10/2011):

Assistentes sociais

Estudantes

Profissionais de outras áreas

Para credenciamento, os/as inscritos/as deverão levar documento com foto no dia do Seminário, que será realizado na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) - Rua São Joaquim, 381, bairro Liberdade - São Paulo-SP (próximo ao metrô São Joaquim) CLIQUE E VEJA AS DICAS DE HOSPEDAGEM

Um pouco mais sobre o Seminário
Entre os temas a serem debatidos, estão: "Crise capitalista e questão urbana", "Lutas sociais e estratégias de resistência: desafios na perspectiva do projeto ético-político profissional do Serviço Social", e "Emancipação humana e luta política: desafios na concretização do direito à cidade".

CLIQUE E VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

"Pensar em direito à cidade significa pensar em direito a: trabalho, seguridade social pública, educação, cultura, lazer, segurança pública e participação política. Significa, ainda, viver com direito à diversidade em relação à liberdade de orientação e expressão sexual e identidade de gênero e à questão étnico-racial", explica a conselheira do CFESS e integrante da comissão organizadora do evento, Kátia Madeira.

"Esperamos um grande número de profissionais que trabalham nas áreas de habitação, saneamento, meio ambiente, saúde, educação, assistência social, entre outras, para problematizar as novas requisições e competências assumidas pelo/as assistente social e as tensões que vivenciamos no nosso cotidiano profissional", sinaliza Nuria Pardillos, conselheira do CRESS-SP e integrante da comissão organizadora.

No ano passado, durante a 4ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília (DF), foi lançando um CFESS Manifesta que apontava uma direção de debate. "O Serviço Social defende o direito à cidade para todo/as", diz o documento. A conselheira Kátia completa: "a defesa do direito à cidade está na luta pelo acesso universal aos serviços, na distribuição democrática dos bens produzidos, no incentivo ao diálogo intercultural. O direito à cidade é, eminentemente, a luta pela defesa da construção de um modo de viver com ética pautado na igualdade e liberdade substantivas e na equidade social. O direito à cidade é a luta para romper com a desigualdade social".

ANOTE
Seminário Nacional Serviço Social e a Questão Urbana no Capitalismo Contemporâneo
Data: 28 e 29 de outubro de 2011, de 9h às 18h
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - Rua São Joaquim, 381, bairro Liberdade - São Paulo-SP (próximo ao metrô São Joaquim)



Outras informações, somente pelo e-mail seminario@cfess.org.br


Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732Assessor de Comunicaçãocomunicacao@cfess.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário